AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM

A Aquisição de Linguagem é o processo pelo qual a criança passa para aprender a sua língua materna. Há três tipos de alterações da linguagem:

Atraso:​ Quando a progressão na linguagem acontece na sequência correta, mas de maneira mais lenta, equivalente a de uma criança de idade inferior.
Dissociação:​ Quando há uma diferença significativa entre a evolução da linguagem e as outras áreas de desenvolvimento da criança.
Desvio:​ Quando o padrão de desenvolvimento é mais alterado, resultado de uma aquisição de linguagem qualitativamente atípica. Ocorre mais comumente em crianças que se encontram no espectro do autismo.

Para que a criança desenvolva sua linguagem, são necessários aspectos tanto físicos (estruturas envolvidas no processo de fala íntegras, como o sistema nervoso central, o aparelho fonador, etc) quantos aspectos do meio ambiente (estímulos provenientes do meio social, segurança física e afetiva, entre outros).

PERDAS AUDITIVAS

LEVE

Dificuldade para ouvir e entender conversas quando em tom mais baixo, principalmente o som de algumas consoantes.

Pode não representar maiores agravos ao desenvolvimento, mas sempre são necessárias avaliações otorrinolaringológicas e fonoaudiológicas.

MODERADA

Dificuldade em entender conversas quando em tom normal ou quando há barulho no ambiente, principalmente em grupo.

O desenvolvimento da fala e da linguagem geralmente encontra-se afetado. Na maioria dos casos, é indicado o uso de aparelhos auditivos e terapia fonoaudiológica.

SEVERA

Somente entende a conversa quando as pessoas estão próximas e falando em tom mais alto.

O desenvolvimento da fala e da linguagem é prejudicado. Torna-se indispensável o uso de aparelhos auditivos e/ou implante coclear, além de terapia fonoaudiológica e envolvimento da família para melhor adapatação e reabilitação da pessoa.

PROFUNDA

Não escuta e não desenvolve de maneira efetiva a linguagem oral.

Com uso de aparelhos auditivos, a linguagem e a fala geralmente se desenvolvem de maneira lenta e com dificuldades e, muitas vezes, com o apoio da leitura orofacil. A pessoa geralmente apresenta melhor desempenho com o implante coclear.

COMO A FONOAUDIOLOGIA PODE AJUDAR?

A Fonoaudiologia diagnostica e trata alterações de aquisição de linguagem através de:

    • Terapia da fala (desvios fonéticos e fonológicos);
    • Terapia de voz (disfonias);
    • Terapia de motricidade oral (distúrbios de alimentação, respiração e mobilidade de órgãos fonoarticulatórios);
    • Terapia de linguagem oral (expressão e/ou recepção de linguagem);
    • Terapia de linguagem escrita (dislexias, disortografias e disgrafias).
    AGENDE SUA CONSULTA