Sabia que o posicionamento da língua afeta muito mais que a maneira de falar? Nem todo mundo sabe, mas a língua tem uma posição certa para ficar dentro da boca, e posicioná-la de maneira inadequada pode mudar até a sua fisionomia! 

A língua realiza um papel fundamental na fala e na mastigação e, por isso mesmo, deve-se atentar a ela. É preciso posicioná-la corretamente para evitar problemas de saúde. Vamos entender melhor o papel da língua e a importância do seu posicionamento?

 

O papel da língua 

 

A língua exerce várias funções, tais como falar, mastigar, sugar e engolir. Ela faz parte da estrutura crânio-mandibular e está diretamente relacionada à ortodontia, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Como o crescimento envolve a adaptação harmoniosa de ossos, dentes, língua e arco dentário, a língua é muitas vezes capaz de influenciar o desenvolvimento de deformidades.

Além disso, ela é coberta por papilas, responsáveis pelo reconhecimento do sabor das diferentes substâncias e alimentos. 

 

Problemas causados pelo mau posicionamento da língua

 

O posicionamento incorreto da língua, a musculatura fraca e a deglutição inadequada alteram todo o crescimento da mandíbula. Se a língua não se encontrar bem colocada contra o palato duro, ela estará baixa na cavidade oral, deixando assim a boca aberta ou entreaberta. 

Sendo assim, o tônus da língua diminuirá e, ao longo do tempo, a pessoa pode até mesmo ficar com as bochechas caídas. Além disso, os lábios também podem ser alterados, deixando o inferior evertido (virado para baixo) e o superior mais curto, sem contato com o lábio inferior. 

Pacientes que respiram pela boca, deixando os lábios sempre abertos ou entreabertos, deixam por consequência a língua na posição incorreta. Isso também favorece problemas ortodônticos como a mordida cruzada, mordida aberta, atresia maxilar, apinhamento e retrusão mandibular.

Portanto, é preciso deixar a língua na posição correta para mantê-la dentro da boca de forma e evitar que prejudique os dentes. 

 

Qual é a posição correta da língua?

 

Para posicionar a língua de maneira adequada, apoie-a suavemente no palato ou céu da boca. A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.

Para descobrir se a língua está no lugar certo, faça o teste: feche a boca e respire pelo nariz. A língua deve ficar naturalmente no lugar certo. De maneira geral, boca fechada quer dizer língua bem posicionada. 

Se o problema for a respiração, deve-se buscar orientação médica para identificar a causa do problema. Dependendo da sua causa, há várias formas de tratá-lo, terapia fonoaudiológica, em alguns casos intervenções cirúrgicas ou mesmo medicamentos.

A terapia fonoaudiológica consiste em exercícios orientados pelo especialista para reeducar o paciente quanto ao posicionamento adequado da língua. Adultos levam cerca de 2 a 3 meses para reeducar o posicionamento da língua, enquanto as crianças podem levar até 8 meses.

 

Há mais de 20 anos no mercado de Fonoaudiologia clínica e com mais de 500 cursos e palestras ministrados no Brasil e no exterior, a Dra. Patrícia Faro é especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço. Para mais informações sobre o que a Fonoaudiologia pode fazer por você, entre em contato conosco e agende uma consulta.

Open chat