VOZ
A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais, também conhecidas como cordas vocais. Elas são pregas de musculatura posicionadas horizontalmente no interior da laringe. Formadas por músculos e mucosa, elas permanecem abertas para a passagem do ar durante a respiração, ou seja, elas estão abertas mesmo quando estamos calados.
Essas pregas de musculatura realizam seus movimentos através do fluxo de ar que vem dos pulmões e da ação dos músculos da laringe. Ao falarmos, o ar vindo dos pulmões faz as pregas vibrarem, ou seja, quando falamos ou cantamos, elas se fecham. Esse som é amplificado nas caixas de ressonância formadas pelas cavidades nasal e oral como se fossem caixas de som, dando origem à voz.
O QUE A FONOAUDIOLOGIA TRATA EM RELAÇÃO À VOZ?
O intuito da fonoaudiologia dentro dessa área é o de diagnosticar e prevenir distúrbios vocais, como rouquidão, aspereza, soprosidade, tensão, entre outros. Além disso, também atua no aperfeiçoamento e na promoção da saúde vocal, principalmente com profissionais dos meios de comunicação oral, como cantores, atores, professores, etc, ajudando-os com:
- Gagueira
- Voz fina, rouca, fraca ou anasalada
- Sotaque
- Fala acelerada ou lenta
- Perda da fala
- Troca de letras
- Língua presa
- Oratória, entre outros.
COMO A FONOAUDIOLOGIA PODE AJUDAR?
Os sintomas variam de acordo com o distúrbio, mas todos afetam a habilidade do paciente de se comunicar ou mesmo de produzir a voz.
A gagueira, por exemplo, é um distúrbio na temporalização da fala, ou seja, no tempo que os sons demoram para ser ditos, o que prejudica a fluência da fala.
Enquanto isso, a rouquidão prejudica o tom e a qualidade da voz e, em casos mais graves, pode levar até mesmo à “perda de voz”, quando o paciente não consegue produzir nenhum som.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?
A Fonoaudiologia se utiliza de exercícios vocais específicos para modificar padrões vocais e tratar distúrbios, podendo apresentar resultados positivos em questão de meses.