Você sabia que respirar pela boca pode causar até pequenas alterações na anatomia do rosto? Pois é, respirar pela boca faz mal e são muitos os efeitos que esse hábito aparentemente inofensivo pode causar ao respirador bucal quando ignorado.
Se você respira pela boca, procure a orientação de um médico para identificar a causa do problema. A respiração realizada de maneira adequada oferece muitos benefícios para o corpo. Entenda um pouco mais sobre o sistema respiratório e as suas funções a seguir…
Como funciona o sistema respiratório?
O Sistema Respiratório é constituído pela cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
Cavidades Nasais
As cavidades nasais são dois condutos paralelos revestidos de mucosa que começam nas narinas e terminam na faringe. No seu interior, encontram-se pelos que atuam como os primeiros filtros de ar. Os pêlos são responsáveis por garantir que o ar chegue aos pulmões livre de impurezas e germes.
Faringe
A faringe é um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, fazendo parte dos sistemas respiratório e digestório. Para isso, comunica-se tanto com as cavidades nasais e com a boca quanto com a laringe e o esôfago. Suas paredes são musculosas e revestidas de mucosa.
Laringe
Além de ligar a faringe à traqueia, a laringe também possui papel fundamental na digestão e fonação. É na laringe que se situa a epiglote, a válvula que se fecha durante a deglutição. As cordas vocais também se encontram nela.
Traqueia
Abaixo da laringe encontra-se a traqueia, um tubo formado por cerca de quinze a vinte anéis cartilaginosos que a mantém aberta. Revestida por uma membrana mucosa, a traqueia é responsável por aquecer, umidificar e filtrar o ar.
Brônquios
Os brônquios são duas ramificações da traqueia, também formados por anéis cartilaginosos.
Cada brônquio penetra em um dos pulmões, ramificando-se em bronquíolos que se distribuem por todo o pulmão até formar a árvore brônquica.
Pulmões
Os pulmões, órgãos esponjosos situados na caixa torácica, são responsáveis por realizar a troca de oxigênio por gás carbônico. Cada pulmão apresenta milhões de alvéolos pulmonares, os quais recebem ramificações do bronquíolo e se enchem de ar. A hematose, troca gasosa entre o ambiente, é possível graças às membranas que revestem os alvéolos, pois encontram-se nela inúmeros vasos sanguíneos bem finos chamados capilares.
Quais são as principais funções do sistema respiratório?
- Troca gasosa: Através da respiração, troca-se o dióxido de carbono pelo oxigênio presente no ar atmosférico.
- Equilíbrio ácido-base: Remoção do excesso de dióxido de carbono do organismo.
- Fonação: A produção e emissão de sons é realizada através do fluxo de ar das cordas vocais até a boca.
- Filtragem do ar e defesa pulmonar: O Sistema Respiratório apresenta mecanismos de defesa contra as impurezas contidas no ambiente atmosférico, evitando então problemas de saúde.
Respirar pela boca faz mal?
Respirar pela boca é uma questão de qualidade de vida. Apesar de não apresentar risco de vida, ao longo dos anos, o hábito pode causar pequenas alterações no posicionamento da língua, lábios e cabeça, e consequentemente no rosto. Ao realizar a respiração pela boca, deslocam-se as suas estruturas e o crescimento ósseo é guiado de maneira anormal.
Essas alterações combinadas com outros fatores podem causar a obstrução da via aérea, o que pode levar ao ronco ou à apneia do sono. Com o sono prejudicado, o respirador bucal pode sofrer também de um cansaço contínuo. Além disso, respirar pela boca aumenta o risco de gripes, resfriados e sinusites. As impurezas presentes no ar não são filtradas, deixando assim a garganta e o pulmão fragilizados.
Como respirar bem?
Como respirar pela boca faz mal, é preciso identificar e eliminar a sua causa para assim tratá-la. Pode se tratar de uma gripe, resfriado ou alergia, para os quais o médico pode receitar anti-histamínico ou descongestionantes nasais.
No entanto, se a causa for uma alteração nas vias respiratórias, como desvio do septo, uma cirurgia pode ser necessária.
Já se for um hábito, é preciso identificar se está sendo causado por estresse ou ansiedade, e se estiver é recomendado consultar um psicólogo ou realizar atividades relaxantes como yoga.
Para pessoas acometidas com o distúrbio do Respirador Bucal, o tratamento pode ser multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas em sua reabilitação, como dentistas ortopedistas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros.
→ Há mais de 20 anos no mercado de Fonoaudiologia clínica e com mais de 500 cursos e palestras ministrados no Brasil e no exterior, a Dra. Patrícia Faro é especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço. Para mais informações sobre o que a Fonoaudiologia pode fazer por você, entre em contato conosco e agende uma consulta. Caso deseje se especializar na área, conheça nossos cursos
e escolha o mais apropriado para você.