Estudos realizados por diversos autores na área da Psicologia confirmam a atração do ser humano por estruturas proporcionais. Explica-se essa preferência devido às suas formas mais harmoniosas, equilibradas e esteticamente agradáveis.

Quando se fala em estética facial, nota-se que o padrão de beleza também segue regras. O ser humano se atrai por pessoas cujos olhos, nariz e boca, entre outros elementos, encontram-se em harmonia entre si. No entanto, o processo de crescimento e desenvolvimento humano envolve mudanças que nem sempre acontecem de maneira equilibrada.

A proporção áurea é um dos aspectos através do qual estuda-se essa formação. Acredita-se que ela dirige a harmonia das formas na natureza e no ser humano de uma forma geral. Assim, garante também suas devidas funções e estabilidade entre todas as partes.

Neste texto, vamos aprender um pouco mais sobre o que é a proporção áurea e sua função dentro da Fonoaudiologia.

O que é a proporção áurea?

A proporção áurea foi definida pelo matemático Pitágoras de Samos como a descrição matemática de certas proporções ligadas a padrões de beleza, harmonia e equilíbrio funcional.

Euclides de Alexandria explicou-a da seguinte forma: “ao se dividir uma reta de maneira assimétrica em duas porções desiguais, mantém-se uma proporção tal que, o segmento maior está para o menor assim como a soma de ambos está para o segmento maior” (TORRES, 1970; BAKER & WOODS, 2001; GIL & MEDICI FILHO, 2002).

proporção áurea fonoaudiologia

Essa proporção é gerada a partir da proporcionalidade que se expressa pelo número incomensurável 1,618033… (sendo geralmente utilizado 1,618). Também denominado de número áureo, ele é expresso pelo caractere grego Φ (phi). Além disso, pode ser encontrado em estruturas que estão em harmonia e equilíbrio funcional.

Qual é a importância da proporção áurea para a fonoaudiologia?

Acredita-se que a proporção áurea é a chave para o segredo da beleza, deixando as estruturas mais estáveis, esteticamente agradáveis e funcionalmente eficientes. Por isso mesmo ela se tornou um dos mais eficientes recursos de proporcionalidade estética. Muitas áreas da saúde, como Cirurgia Plástica, Ortopedia Facial, Ortodontia e Cirurgia Bucomaxilofacial, entre outras, têm estudado a proporção áurea.

Dentre elas destaca-se a Odontológica, pois busca devolver a eficiência funcional ao paciente e preservar sua harmonia e estética facial. Segundo Ricketts, a proporção áurea é um instrumento válido para análise da morfologia dos dentes, do tecido esquelético e dos tecidos moles da face. Através de seus estudos, Ricketts verificou que adultos cuja constituição craniofacial apresenta estruturas mais estáveis e funcionalmente eficientes, também apresentam medidas em proporção áurea.

A partir do conhecimento dessa proporção e da sua relação com a funcionalidade e estética das estruturas faciais, é possível utilizá-la para realizar o planejamento do tratamento Fonoaudiológico.

O conhecimento das estruturas que se encontram dentro da proporção áurea possibilita a identificação e correção das áreas em desarmonia. Assim é também possível devolver ao paciente tanto sua funcionalidade quanto sua estética.

A proporção áurea possibilita a individualização da análise

A proporção áurea utiliza as medidas do próprio paciente para encontrar suas proporções ideais, apresentando uma vantagem sobre análises que se baseiam em padrões médios da população.

Através do seu uso, é possível determinar as proporções ideais de cada indivíduo e garantir que a sua estrutura funcione para o paciente real. É portanto uma boa ferramenta de análise da formação de um indivíduo.

 

Há mais de 20 anos no mercado de Fonoaudiologia clínica e com mais de 500 cursos e palestras ministrados no Brasil e no exterior, a Dra. Patrícia Faro é especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço. Para mais informações sobre o que a Fonoaudiologia pode fazer por você, entre em contato conosco e agende uma consulta. Caso deseje se especializar na área, conheça nossos cursos e escolha o mais apropriado para você.

Open chat