Se você está apenas começando na área, ingressando no curso de graduação ou iniciando sua atuação clínica agora, pode estar se perguntando quais são os materiais indispensáveis para fonoaudiólogos no dia a dia. Algumas ferramentas são conhecidas por todos, como é o caso do paquímetro, instrumento de medição comumente utilizado na Antropometria. O otoscópio é igualmente importante para a Audiologia, e o estetoscópio para inúmeras áreas da saúde.

Porém, há outros materiais indispensáveis para fonoaudiólogos que não são tão óbvios. Vamos conferir alguns deles a seguir.

Quais são os materiais indispensáveis para fonoaudiólogos?

A fga. Patrícia Faro, especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço, preparou uma lista dos materiais que utiliza com maior frequência no seu dia a dia profissional. Confira a sua seleção abaixo:

  • Rolinho bilateral – Ferramenta utilizada para massagem e estimulação. O rolinho bilateral auxilia nas manobras de massagens bioestimuladoras, promovendo tônus e firmeza à pele.
  • Rolinho unilateral – Ferramenta utilizada para massagem e estimulação.
  • Escovas para estimulação intra-oral – Ferramenta utilizada para estimulação intra-oral.
  • Esferas de vidro para crioterapia – Ferramenta de estímulo da sensibilidade térmica e aumento da propriocepção (sensação que se tem de uma determinada parte do corpo, proporcional ao controle motor). O estímulo frio é considerado mais eficaz, já que há maior número destes receptores e a sensação permanece por alguns segundos mesmo após a retirada do estímulo.
  • Pipetas de plástico – Material utilizado para auxiliar exercícios orofaciais e de mastigação. A pipeta favorece um bom vedamento labial e posicionamento de língua (posicionando o bulbo no palato duro, o paciente deverá fazer pressão com a língua no bulbo e palato), assim como em bucinadores.
  • Pirulito de esponja – Material utilizado para realizar a avaliação da resposta sensorial intra-oral. Auxilia no posicionamento de língua nas papilas e no aumento do tônus de bucinadores.
  • Boca de silicone – Excelente recurso visual e sinestésico no auxílio da propriocepção antes ou durante os exercícios miofuncionais e das funções do sistema estomatoglossognático.
  • Luvas saborizadas – Há opções com sabor para avaliar a sucção e propiciar melhora da propriocepção intra-oral e do olfato.

Há outros materiais importantes para o profissional do ramo?

A Fonoaudiologia é uma área da saúde com 11 especializações. A especialização do profissional vai determinar suas necessidades, assim como suas preferências. É durante a sua prática que o fonoaudiólogo vai perceber quais materiais lhe proporcionam os resultados desejados.

Quais são os materiais indispensáveis para você? Fale para a gente nos comentários.

 

Há mais de 20 anos no mercado de Fonoaudiologia clínica e com mais de 500 cursos e palestras ministrados no Brasil e no exterior, a Dra. Patrícia Faro é especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço. Caso deseje se especializar na área, conheça nossos cursos e escolha o mais apropriado para você.

Open chat