Já dizia Cícero que o rosto é o espelho da alma. Se é mesmo, não se sabe, mas o rosto é certamente capaz de espelhar emoções. Ele não só as reflete, como o faz de maneira inconsciente e em questão de segundos, o que pode causar certo embaraço. Esse reflexo chama-se expressão facial.
Quando o ser humano sente uma emoção, ele a traduz através de uma expressão facial, mesmo que apenas rapidamente. Por isso expressão facial é uma poderosa ferramenta de comunicação, revelando emoções e intenções aos outros.
Qual a importância disso? Vamos entender agora como as expressões faciais funcionam e qual é a sua função social.
A expressão facial na sociedade
A emoção é um complexo psicofisiológico cujas reações dependem do sistema nervoso. Podemos expressá-la por meio da fala e de gestos, mas há uma maneira involuntária de se exprimir que também revela o estado emocional ou as intenções de uma pessoa: a expressão facial.
Os músculos da face estão diretamente relacionados às emoções, externalizando-as. Por isso mesmo, as expressões faciais (voluntárias ou involuntárias) podem revelar o que as pessoas esperam de uma interação social. Elas são utilizadas em inúmeras situações, como negociações ou mesmo encontros, para comunicar sentimentos e intenções não verbais, trabalhando assim como ferramenta social.
No entanto, uma mesma expressão pode comunicar diferentes mensagens, variando dependendo das circunstâncias em que as pessoas se encontram, ou mesmo de suas personalidades.
De qualquer forma, o caráter social das expressões faciais é evidente. Estudos apontam que o ser humano realiza mais expressões faciais quando acha que está sendo observado, mesmo que seus sentimentos não variem de uma situação para outra.
Por exemplo, as pessoas que assistem vídeos engraçados sorriem mais quando os assistem com amigos. Isso ocorre porque quando na companhia de outros, o ser humano sempre observa suas reações. As expressões faciais, sejam voluntárias ou involuntárias, desempenham então o papel de comunicar sentimentos.
Os músculos por trás das expressões faciais
Os músculos da expressão facial são chamados cuticulares, pois se inserem na cútis e na mucosa, e possibilitam numerosas combinações de expressões.
Constituem uma camada quase única, com feixes de fibras de um músculo unindo-se aos de outros, e podendo ainda ocorrer um entrelaçamento nos seus pontos de inserção. Esse entrelaçamento é maior quando os músculos são bem desenvolvidos.
Responsáveis pela movimentação da boca, dos olhos e do nariz, suas funções geralmente são indicadas pelo próprio nome. Eles podem ser reunidos em três grupos:
- Músculos motores das pálpebras e sobrancelhas;
- Músculos motores do nariz;
- Músculos motores dos lábios.
Apesar do nome, a expressão facial não é sua função principal, mas a alimentação, a mastigação, a fonação e o piscar dos olhos.
Confira os músculos por trás da expressão facial
- Músculo Frontal ou Epicrânio, quando contraído, forma as rugas horizontais na testa.
- Músculo Corrugador do Supercílio, puxa a sobrancelha para baixo e para o meio, produzindo as rugas verticais na testa.
- Músculo Prócero, atua sobre o movimento dos supercílios e da fronte, produzindo rugas no dorso do nariz e na fronte. Também reduz o ofuscamento da luz solar, franze as sobrancelhas e atua na expressão de concentração.
- Músculo Orbicular dos Olhos, dito também orbicular das pálpebras, está disposto em anel ao redor dos olhos, determina o fechamento das pálpebras através de suas contrações e intervindo na distribuição das lágrimas.
- Músculo Nasal, responsável também pelo movimento do nariz (asa do nariz) e expressão facial da emoção e estado de esforço.
- Músculo Levantador da Asa do Nariz, é o movimento do cheiro ruim. Responsável pela exposição da gengiva quando a causa da mesma é em tecidos moles, aumenta o sulco nasolabial, rugas no nariz, bolsa abaixo dos olhos e rugas periorbiculares (pés de galinha).
- Músculo Levantador do Lábio Superior, levanta o lábio superior, o que dá ao rosto uma expressão de desgosto. Ele deixa imóveis os ângulos da boca enquanto dilata as narinas como na ação de cheirar.
- Músculo Zigomático Menor, eleva o lábio superior, expondo os dentes durante o sorriso.
- Músculo Zigomático Maior, retrai e eleva o ângulo da boca no ato de rir.
- Músculo Risório, puxa o ângulo da boca para trás.
- Músculo Levantador do ângulo da Boca
- Músculo Bucinador, movimenta a bochecha, assovia, assopra e mantém os alimentos entre os dentes no momento da mastigação.
- Músculo Orbicular da Boca, é responsável por estreitar a cavidade da boca, aproximar os lábios, assoviar e assoprar.
- Músculo Platisma, traciona o lábio inferior e o ângulo bucal, abrindo parcialmente a boca, como em uma expressão de horror.
- Músculo Depressor do ângulo da Boca, atua sobre o movimento de depressão do ângulo da boca, expressando por exemplo tristeza.
- Músculo Depressor do Lábio Inferior, puxa para baixo e para fora o lábio inferior, dando à boca uma expressão de desgosto.
- Músculo Mentoniano ou Mentual, eleva e desloca para frente o lábio inferior.
As expressões faciais são mais complexas do que se imagina e desempenham um papel importantíssimo na vida do ser humano em sociedade. Estão presentes em qualquer situação e espelham nossas emoções, mesmo involuntariamente, constituindo assim um poderoso meio de comunicação não verbal.
O fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial ou Comunicação Oral vai equilibrar as forças musculares desses músculos, podendo torná-los mais ou menos expressivos dependendo do seu objetivo. Para as artes cênicas, por exemplo, é importante explorar as expressões faciais e a qualidade das mesmas.
→ Há mais de 20 anos no mercado de Fonoaudiologia clínica e com mais de 500 cursos e palestras ministrados no Brasil e no exterior, a Dra. Patrícia Faro é especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço. Para mais informações sobre o que a Fonoaudiologia pode fazer por você, entre em contato conosco e agende uma consulta. Caso deseje se especializar na área, conheça nossos cursos e escolha o mais apropriado para você.