Há uma maneira certa de mastigar? Há, sim! Isso porque há uma relação direta entre a mastigação, o fortalecimento da musculatura orofacial e a sua destreza durante a fala. Pois é, a mastigação contribui para a saúde dos músculos da face como exercícios físicos fazem para a saúde do corpo, mas só se mastigar direito. 

Todo mundo sabe que realizar exercícios de maneira incorreta pode prejudicar estruturas fundamentais, tais como a coluna. Mastigar de maneira incorreta também pode causar danos às estruturas envolvidas no seu processo, como os músculos da face. 

Os músculos faciais não são responsáveis apenas por mastigar, mas também por sugar, engolir, falar e respirar, ou seja, prejudicá-los é bastante prejudicial. Para entender os danos causados pela mastigação, vamos entender primeiro a sua função.

 

A função da mastigação

 

A mastigação é uma função aprendida durante os primeiros anos de vida, quando a criança ainda está em processo de desenvolvimento. 

A boca é parte do sistema digestório, cuja principal função é a absorção de nutrientes. Durante a mastigação, os dentes quebram os alimentos em pedaços menores e a saliva inicia o processo de digestão. 

Realizada de maneira correta, a mastigação facilita o trabalho do pâncreas e, portanto, a digestão de uma forma geral. Para isso, os alimentos devem ser quebrados em pedaços bem pequenos. Assim, a pré-digestão realizada pelas glândulas salivares é mais eficiente. Alimentos bem mastigados facilitam a absorção de seus nutrientes pelo intestino. 

Além disso, ao facilitar a digestão e absorção de nutrientes, mastigar direito também faz com que a pessoa se sinta saciado mais rapidamente. Assim, evita-se comer mais em excesso, provocar uma má digestão ou mesmo acumular toxinas no corpo. Vitalidade, disposição e energia são conseqüências de uma digestão eficiente.

É especialmente importante para o crescimento das crianças que a mastigação seja realizada de maneira correta pois, além de ser responsável pela ingestão de nutrientes, ela também fortalece a musculatura da face. 

Os músculos faciais são responsáveis por mastigar, sugar, engolir, falar e respirar corretamente. Para um desenvolvimento saudável, a criança deve ser capaz de realizar esses movimentos com sucesso, dependendo para isso da musculatura facial.

 

Problemas causados pela mastigação inadequada

 

Comer demais, de maneira muito rápida ou alimentos difíceis de digerir sem mastigá-los bem força o corpo a se concentrar no processo de digestão, deixando outras funções são comprometidas. Pode causar cansaço, preguiça, irritabilidade e sono, entre outros problemas.

Além disso, quando os alimentos não são bem mastigados, eles fermentam e apodrecem no intestino, causando um acúmulo de toxinas e gases. A mastigação realizada de maneira inadequada também favorece o ganho de peso e prejudica a digestão e a absorção dos nutrientes. 

Pessoas que não mastigam bem os alimentos correm maiores riscos de sofrer alergias, além de afetar a saúde dos dentes e da microbiota intestinal.

Para o desenvolvimento infantil, a alimentação sólida representa o estímulo e fortalecimento dos músculos faciais. A criança que apenas suga fortalece apenas alguns músculos, deixando os demais enfraquecidos e prejudicando funções que necessitam deles, como a fala. 

Para desenvolver a musculatura oral e facial adequadamente, é preciso estimulá-los. Assim, a criança deve passar por todas as etapas da evolução alimentar.

 

Como mastigar direito?

 

Para mastigar corretamente, siga as dicas abaixo: 

  • Prefira garfadas pequenas e sempre mantenha a boca fechada durante a mastigação.
  • Mastigue devagar e de forma constante, pelo menos 30 vezes. 
  • Distribua os alimentos de maneira uniforme entre o lado direito e esquerdo da boca enquanto mastiga. 
  • Mastigue o alimento até que se torne uma pasta. 
  • Engula toda a comida da boca antes de partir para outra garfada. Se for preciso, solte os talheres para prestar atenção.

Atente-se ao seu corpo e desfrute das melhorias proporcionadas por uma mastigação adequada.

 

Há mais de 20 anos no mercado de Fonoaudiologia clínica e com mais de 500 cursos e palestras ministrados no Brasil e no exterior, a Dra. Patrícia Faro é especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço. Para mais informações sobre o que a Fonoaudiologia pode fazer por você, entre em contato conosco e agende uma consulta.

Open chat