MOTRICIDADE OROFACIAL
Esta é a área da fonoaudiologia que estuda a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face. Assim como, as funções que compreendem essas regiões: respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala.
A Motricidade Orofacial é uma das áreas mais procuradas de fonoaudiologia, responsável pela prevenção e remediação de alterações estruturais e funcionais de órgãos, músculos e articulações da face e do pescoço.
O paciente deve procurar um fonoaudiólogo quando apresentar dificuldades funcionais e/ou posturais das estruturas da boca, face e pescoço, incluindo:
- Estética Facial (treinamento funcional de cabeça e pescoço)
- Dificuldade para manter os lábios fechados (respirar pela boca).
- Escape de língua durante a alimentação.
- Disfunção Temporomandibular (DTM).
- Fissura labiopalatina.
- Paralisia facial.
- Trauma de face.
- Pacientes com queimaduras de segundo e terceiro grau em face e pescoço.
- Ronco.
- Ceceio.
“Motricidade Oral é o campo da fonoaudiologia voltado para o estudo/pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical.”
Patrícia Faro, 2006
O QUE É A DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)?
Pacientes que sofrem de Disfunção Temporomandibular encontram dificuldades para mover a mandíbula na hora de mastigar ou falar, podendo até mesmo sentir dor em alguns casos.
QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA A MOTRICIDADE OROFACIAL?
Dependendo da severidade do caso e da disfunção, o fonoaudiólogo trabalhará em conjunto com outro profissional envolvido no seu tratamento, como um dentista.
O fonoaudiólogo atuará sobre os músculos envolvidos nessas disfunções através de exercícios e massagens, harmonizando o equilíbrio muscular e reduzindo as tensões responsáveis por ela.
AGENDE SUA CONSULTA