Você saberia me dizer como fazer um escalonamento? Ou por qual motivo ocorreu a Guerra do Contestado? E o número de mol, você conseguiria explicar o que é?

Todos esses assuntos foram estudados pelos brasileiros com ensino médio completo, mas a maioria deles não reteve a informação muito além das avaliações em que foram cobrados. Por que isso acontece? A maioria das pessoas não sabe estudar.

Não se preocupe, após pôr em prática nossas dicas de estudo, você não será uma delas!

Como estudar em casa?

A maioria dos estudantes, independente do nível, tem dificuldade em organizar seus estudos. Com isso, muitos deixam para lá e seguem de forma desorganizada, pois consideram tal tarefa algo opcional e até desnecessária. O que o público em geral não sabe é que a organização na hora de estudar traz muitos benefícios ao estudante, tais como:

O fim da procrastinação;
Aumento da produtividade;
A diminuição do estresse;
Reduz o desgaste mental.

Por que algo tão simples como se organizar pode ter um impacto tão grande sobre a produtividade e motivação do estudante? O ser humano trabalha melhor com metas, e a organização nada mais é que um plano de ação, a estrutura através da qual você realizará seus estudos.

Por onde começar a organização?

Ambiente

Organize a sua mesa e os materiais a serem utilizados. Um ambiente limpo e organizado contribui para melhorias de memória, maior produtividade e motivação.

Distrações

Elimine distrações. Se o material de estudo estiver online, procure por ferramentas que bloqueiam acesso às redes sociais durante o tempo que você reservou para estudar. Uma opção é a extensão Block & Focus do Chrome. Deixe o celular desligado ou no modo silencioso.

Rotina

Estabelecer uma rotina é muito importante para a absorção de conhecimento: mantenha o sono em dia, pratique exercícios e não comece com uma rotina de estudos muito puxada.

Os exercícios ajudarão a deixá-lo exausto, o que fará com que você caia num sono profundo mais rapidamente. Ao manter o sono em dia, você propiciará uma maior disposição e atenção na hora dos estudos.

Estabelecer uma rotina de estudos ajudará na absorção do conhecimento. O nosso cérebro não retém memórias recentes por muito tempo, mas ao estudar um pouco por dia, reforçando o conhecimento repetidamente, essas memórias deixam de se perder com tanta facilidade.

Aumente as horas de estudo gradativamente para que seu corpo se acostume com uma determinada quantidade de esforço antes de aumentá-lo.

Objetivos

Trace metas e estabeleça prioridades para os seus estudos. Deixe os assuntos mais difíceis para quando você tem mais motivação, e repita as tarefas mais complicadas mais vezes durante a semana.

É importante tomar nota das suas metas para reajustá-las, caso preciso. Se você se sentir desmotivado, por exemplo, troque um assunto por outro, ou diminua a quantidade de horas de estudo por dia.

Encontrar um ritmo que funcione para você a longo prazo é mais importante do que estudar o máximo que puder por um tempo, mas abandonar os estudos rapidamente devido ao estresse.

Tempo

Uma das mais importantes habilidades envolvidas na organização do seus estudos é a gestão do seu tempo. Dividi-lo entre teoria, prática e compartilhamento.

Primeiramente aprenda a teoria, depois tente explicá-la do seu jeito para alguém, e por fim pratique exercícios para comprovar o seu conhecimento prático dela. Este é o chamado método 10, 20, 70. 10% de Teoria, 20% de Compartilhamento e 70% de prática.

Você também pode montar um calendário de assuntos a serem estudados, e ajustá-lo conforme as suas necessidades.

Como tomar notas para facilitar a revisão?

Você é do tipo que não toma nota de nada? Ou que anota cada palavra que o professor fala? Há muitos métodos eficientes de tomar notas.

O mais popular dentre eles é chamado de método Cornell e consiste na divisão da folha de anotações em três seções: anotações, tópicos e sumário.

Na coluna de anotações, você toma nota de todas as informações pertinentes dentro do assunto a ser estudado, como estatísticas, sentenças, respostas, etc. Aproveite o espaço como puder, desenhe gráficos, faça listas, ilustre sistemas.

A partir da coluna de anotações, você preencherá a coluna de tópicos com as ideias mais importantes do que foi estudado, palavras-chave, dúvidas que surgirem e lembretes.

Por fim, na seção de sumário, você escreverá um resumo do que se encontra na página, com o tema e pontos importantes do assunto.

Este método de anotação facilita a revisão do conteúdo: procure o assunto que deseja estudar nos sumários de cada página e então verifique as ideias principais expostas nela. Cada coluna tem um nível de detalhamento diferente, o que permite um estudo mais rápido ou profundo do assunto.

Estudar é uma questão de hábito

O ser humano leva uma média de 30 dias para formar novos hábitos. Não desista, reajuste suas metas e encontre o método de estudo que funciona para você. Consistência e perseverança são o segredo para um estudo de qualidade e com estas dicas para estudar, seu sucesso está garantido.

→ Há mais de 20 anos no mercado de Fonoaudiologia clínica e com mais de 500 cursos e palestras ministrados no Brasil e no exterior, a Dra. Patrícia Faro é especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço. Para mais informações sobre o que a Fonoaudiologia pode fazer por você, entre em contato conosco e agende uma consulta.