Você sabia que o Fonoaudiólogo tem um papel importantíssimo no pré e pós-operatório da Cirurgia Bariátrica?

Pois é, como a Fonoaudiologia tem como objeto de estudo as funções da mastigação e da deglutição, entre outras, o seu auxílio no preparo e reabilitação da Cirurgia Bariátrica é fundamental.

Vamos entender qual é esse papel?

O que é Cirurgia Bariátrica?

A Cirurgia Bariátrica é um procedimento que reúne um conjunto de técnicas de redução de estômago. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, ela é indicada para pacientes que necessitam de intervenção cirúrgica para perder peso.

Também conhecida como Gastroplastia, a cirurgia se tornou mais popular com o aumento do número de pessoas com excesso de peso nos últimos anos. A obesidade é, infelizmente, cada vez mais comum: 18,9% da população brasileira está acima do peso.

A Cirurgia Bariátrica é portanto um tratamento emagrecedor indicado para pacientes com obesidade cujos exercícios físicos não surtem efeito.

Há diversos tipos de Gastroplastia com diferentes técnicas de redução da capacidade do estômago e da produção de grelina, hormônio responsável pela fome. Entre elas, destacam-se a remoção de parte do estômago, o desvio dos alimentos e o uso de banda gástrica ajustável.

A Fonoaudiologia no pré-operatório

A avaliação pré-operatória deve levar em consideração quaisquer problemas relacionados à mastigação do paciente. A mastigação ineficaz pode dificultar a adaptação do paciente à cirurgia.

O avaliação e orientação do fonoaudiólogo ajuda a evitar episódios de vômito, engasgo e refluxo, oferecendo mais segurança ao paciente durante o pós-operatório.

A Fonoaudiologia no pós-operatório

Durante o pós-operatório o acompanhamento fonoaudiológico é ainda mais indispensável, uma vez que a maioria dos pacientes precisa reaprender a mastigar.

O fonoaudiólogo é responsável por indicar exercícios para os músculos envolvidos no processo. Ele também pode reverter quaisquer alterações vocais que decorram de refluxos gástricos.

Para que o paciente possa se readaptar a alimentos sólidos de maneira eficaz, a mudança alimentar decorrente da Cirurgia Bariátrica deve ser acompanhada por um profissional de Fonoaudiologia. Através desse acompanhamento, o fonoaudiólogo pode orientar o paciente sobre a melhor forma de realizar essa mudança para o seu caso.

Reaprender a mastigar é importantíssimo para a qualidade de vida dos pacientes

Para garantir uma mudança no estilo de vida do paciente que melhore a sua qualidade de vida, é também sempre preciso pensar na sua adaptação pós-operatória.

Para a Cirurgia Bariátrica, a presença do fonoaudiólogo na equipe multidisciplinar do pré e pós-operatório é indispensável.





→ Há mais de 20 anos no mercado de Fonoaudiologia clínica e com mais de 500 cursos e palestras ministrados no Brasil e no exterior, a Dra. Patrícia Faro é especialista em Tratamento Funcional de Cabeça e Pescoço. Para mais informações sobre o que a Fonoaudiologia pode fazer por você, entre em contato conosco e agende uma consulta.